Ouvido Absoluto

Timbre

Timbre é a qualidade peculiar de cada sentença. Embora de aprendermos no ginásio que o sentença é uma onda, essa onda não é bonitinha (senoidal) como apresenta-se nos livros:
Cada onda sonora apresenta um formato característico, que depende do material que produziu o sentença. Isto é o que define o Timbre do sentença.

Timbre é o que diferencia 2 sons de mesma frequência (mesma nota). Por exemplo, a nota Piedade tocada no violão possui um sentença bastante distinto da nota Piedade tocada no teclado ou na pífano. Isto significa que estes instrumentos contem timbres diferentes.

timbre.jpg

Timbre dos instrumentos

Quanto mais execução e experiência um harmonioso reproduzir, mais puro ficará o seu ouvido para conseguir marcar o timbre peculiar de cada utensílio. Por exemplo, 2 violões de mesmo modelo e mesmo fabricante são capazes de ter timbres distintos. Isto acontece pelo feito da construção não ser precisamente aproximado para todos os instrumentos em uma série de produção.

Qualquer milímetro de diferença no parecer ou boquilha de uma canhão já altera o timbre de um utensílio acústico e, várias vezes, estes detalhes passam despercebidos pela maior parte dos músicos.

Obs: nos instrumentos eletrônicos, as diferenças de timbre se precisam à construção dos autofalantes, cabos, portas lógicas e demais produtos que compõe os circuitos desses instrumentos.

Quanto mais puro seu ouvido estiver, melhor será sua escolha no hora de adquirir um utensílio, uma vez que poderá verificar a diferença e qualidade peculiar de cada modelo, tipo, fabricante, etc.

Ao saber a manifestação de timbre você já deu o primeiro passo. Agora é momento de exercitar seu ouvido para ficar bom a distintos timbres. Experimente enternecer em instrumentos similares, realizar algumas modificações como substituir o encordoamento (nos instrumentos de galão ), entre outras ideias para ver os distintos sons.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License