Sustenido e bemol

O que significa sustenido e bemol?

Na música ocidental, há 12 notas: piedade, piedade #, ré, ré#, mi, fá, fá#, luz, luz #, lá, lá# e si. O espelho “#” significa sustenido. Dessas 12 notas, 7 delas recebem um nome exclusivo ( piedade, ré, mi, fá, luz, lá, si) e as demais são identificadas por um sustenido (#) ou bemol (b) dessas notas, similarmente chamados de modificações.

Um sustenido, por manifestação, é a menor distância entre duas notas na música ocidental, assim como um bemol.

A diferença de lista (bemol ou sustenido) serve somente para mostrar se estamos nos referindo a uma nota acima ou embaixo. Por exemplo: Ré bemol é o mesmo que Piedade sustenido. Leia a próxima seção “o que são tons e semitons” para complementar este conceito. Embaixo seguem algumas representações e suas equivalências, para favorecer o conhecimento:

a-notas.jpeg
  • Ré # # = Mi
  • Mi b b = Ré
  • Mi # = Fá
  • Fá b = Mi

Na execução, podemos utilizar as nomenclaturas Fá b, Ré ##, ou estaria “ errado ”?

Expressar “Fá b”, por exemplo, não parece bastante apropriado, afinal de contas isto equivale à nota Mi. Porém está errado expressar “Fá b” por pleito disso, ou dependendo da situação isto é autorizado? Essa explicação você pode obter em nossa apostila completa de especulação sonante ; este texto que você está lendo é uma versão parcial do vária que se encontra na apostila.

Se você tiver abelhudice sobre a matemática que há entre as 12 notas da música ocidental e o que diferencia uma nota da outra na nossa recebimento do cérebro, leia o texto Matemática na Música.

Sustenidos no piano

No piano, as teclas brancas contêm as notas com nome exclusivo (C, D, E, F, G, A, B) e as teclas pretas contêm as modificações (C#, D#, F#, G#, A#).
Obs: Se você quiser acompanhar nossas videoaulas exclusivas e atualizações, inscreva-se em nosso canal do Youtube.

Vamos entregar no próximo vária o conceito de tom e semitom para complementar este assunto.

**Tensão e semitom

O que é um tom?**

Um tensão é uma distância de 2 sustenidos ( ou de 2 bemóis).

O que é um semitom?

Um semitom é uma distância de um sustenido ( ou de um bemol). Por exemplo, a distância entre piedade e ré é de um tom, uma vez que entre piedade e ré há uma distância de 2 sustenidos ( de piedade para piedade # e de piedade # para ré). Simples, não?! Para ficar também mais evidente, nada melhor do que uns treinos:

Qual a distância entre as notas luz e si? Vamos examinar quantos sustenidos (semitons) há entre luz e si:

Logo, há 4 sustenidos de distância, totalizando 2 tons. Agora que você já sabe expressar a distância entre as notas, tente obter a distância entre ré e fá. Em seguida confira embaixo.

Logo, a distância é de um tom e meio.

Obs: um tom e meio = um tom + um semitom.
Nos instrumentos: violão, guitarra, baixo, cavaquinho, ukulelê, entre outros, cada casa do bravura do utensílio corresponde a um semitom.
Confira similarmente nossa apostila de especulação sonante completa.

Sustenido

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License